top of page
Blogueiro de viagens

Glaucia Ribeiro

Learn More
Post: Welcome

“NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO.”

Atualizado: 16 de ago. de 2022



É impossível melhorar a sua experiencia com o mundo sem autoconhecimento.

Conhecer-se está para além de compreender seus pontos fortes, seus talentos e seus propósitos. Conhecer a si mesmo é ver, reconhecer e lidar com suas sombras, com as dores que te fazem agir como age e perceber os cantos escuros de sua alma.

Conhecer a si mesmo é abrir o seu céu para integrar as coisas que você sente, que você pensa e que você faz. Compreender quais os seus desafios pessoais e quais as suas buscas. E sim, autoconhecimento é uma postura de “buscação” em que apesar de todos os pesares vamos encontrando um eu real, com suas arestas e suas potencialidades que prefiro chamar de potências.


Estar de cara para a vida, de peito aberto ao vento, de pés bem assentados ao chão, podendo balançar-se se cair.

Tem uma frase do Fernando Pessoa que diz: Navegar é preciso, viver não é preciso. Conhecer-se a si mesmo é navegar por incertezas, por lugares desconhecidos, “tomar um caldo” e se levantar mais maduro ou madura.


Autoconhecimento não se define, se vive. Vive-se sob condições imprecisas suportando frustrações e encontrando prazeres.

Dia destes vi um filme onde a personagem dizia: Ser feliz é uma questão de 5 minutos por dia. No meio de todas as frustrações, vejo o sol pela manhã e fico feliz por 7 segundos. Depois tomo um café quentinho e são mais 7 segundos. E no meio de todos os dias de tribulação, de um mundo tão incerto, de tanta carga, sobrecarga, dores sociais, vamos contando segundos.


Para cultivar esta felicidade é preciso se conhecer para perceber os instantes de prazer e poder viver uma experiência melhor com o mundo.

Glaucia Ribeiro

Julho de 2022



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page