top of page
Blogueiro de viagens

Glaucia Ribeiro

Learn More
Post: Welcome

TRANSTORNO DE ANSIEDADE




Ansiedade é um estado onde você vive como se pudesse controlar as coisas ao seu redor. Como se estivesse que “dar conta” de tudo ao mesmo tempo. É uma sensação física de que vai se desmanchar à qualquer momento. É um cansaço imenso acumulado. Passa o dia experimentando ser várias pessoas para apagar todas as fogueiras que teimam em aparecer de todo lado. A vida parece que é uma sucessão de pequenos e grandes problemas e não pode relaxar. Você pensa em tudo e imagina sempre o pior. E se não der certo? E se não conseguir?


No emocional você fica irritado ou irritada. Sua voz até aumenta de tom. Se desconcentra facilmente e toma posições impulsivas. Tende a falar demais. Sim, são muitos pensamentos. No corpo acontece que o coração está perto do pescoço. Sua respiração está bem alta e curta. Seus olhos bem abertos para ver tudo. Você não consegue relaxar. Acorda as 4 da manhã em alerta. Seu corpo dói. Está muito cansado ou cansada. Não tem paciência para ler, ver filmes, escutar sua tia contar aquela história comprida. Existe uma fogueira que pode estar dentro do peito. Sente os músculos do trapézio doloridos.


Isso vai aumentando em uma fadiga angustiante. E você pode começar a desistir de tão exausto ou exausta. No trabalho as pessoas te vem como alguém meio descontrolado ou descontrolada. Esquece coisas. Não ouve algumas coisas. Precisa apagar um incêndio. E vai se cansando disso. Vai ficando sem esperança, vai se submetendo. A vida é dura demais, cansativa.


Não existe um conjuntinho de sintomas. É um todo. Difícil de reconhecer por que a cultura confunde isto tudo com energia e dinamismo.


Quando começou? É uma boa pergunta. Não é possível responder. Pode ter na barriga de sua mãe, na sua primeira infância. De alguma forma, no seu desenvolvimento isto foi se colando em você, cada vez mais . E a vida no mundo real só reforça a imagem que se você relaxar você perde.


Qual seu desafio de vida? Abrir mão do controle do futuro, aprender a se cuidar, dizer não, Entender e acolher um ritmo diferente para “tocar” a vida. Aprender a sentir mais. Perceber o que se passa pelo lado de dentro. Compreender suas próprias necessidades. Enraizar-se no seu corpo, entregar-se ao fluxo da vida. Aprender a respirar. Respirar mesmo, literalmente. Ampliar seu ritmo respiratório.


Como vou fazer isto? Precisa buscar ajuda. Não dá para fazer só. Um psicoterapeuta vai te ajudar passo a passo a se regular, entender o que acontece com você, ajudar a perceber novas formas de ver o mundo e a vida. Perder o medo de sentir e aprender a relaxar. Encontrar saídas para problemas e aceitar o que não se pode resolver. Perceber o que é energia, produtividade e criatividade em você. Confiar mais na vida e ter mais esperança.


Glaucia Ribeiro

Agosto de 2022

12 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page